Taxas Abusivas em Exchanges

Discussão geral sobre o ecossistema Bitcoin. Notícias, comunidade Bitcoin, inovações, ambiente geral, etc.
Elias
Site Admin
Site Admin

Taxas Abusivas em Exchanges

Mensagem por Elias » 19 Dez 2017 14:28

Esta semana, depois de alguns meses sem fazer aporte em criptomoedas, resolvi comprar um pouco mais de bitcoin que será convertido em algumas moedas alternativas que me pareceram ter algum potencial para o futuro.

Pois bem, fiz um depósito na Foxbit, que por grata surpresa foi creditado no mesmo dia. Logo em seguida efetuei a compra do bitcoin.

Porém, quando fui fazer o saque me deparei com a seguinte taxa colocada pela Foxbit: 0.0018611 BTC o que representa, no câmbio de hoje (R$68k) aproximadamente R$ 126,00.

E não é só na foxbit esse problema, olhei rapidamente Exchanges de fora e muitas estão cobrando entre de 0.0001 BTC e 0.001 BTC, ou seja, entre R$60 e 120,00.

Sem falar da MercadoBitcoin que cobra taxas caras para depositar, comprar, sacar e etc. :x

A questão aqui é que nós, entusiastas das criptomoedas, comemoramos a liberdade e todos os dias falamos quão bom é ficar livres das taxas abusivas dos bancos e dos altos impostos do governo.

Porém, o cenário me parece até pior nesse aspecto específico. Para uma simples comparação, as corretoras de bolsa de valores cobram cerca de 10,00 por corretagem na compra de ações e nada para depósito e retirada.

Eu particularmente não vejo isto com bons olhos para o mercado das criptomoedas. Hoje a valorização está tanta, que a maioria das pessoas não se importam ou nem percebem que estão pagando tantas taxas.

Mas no longo prazo, pensando que o bitcoin poderia ser uma moeda popular, este tipo de taxas pode inviabilizar qualquer desejo de movimentação de valores usando a moeda, sem contar as próprias taxas de rede que vem crescendo a cada dia.

Qual a opinião de vocês a respeito e qual seria uma possível solução para esses problemas?

itxtoledo
Novato
Novato

Re: Taxas Abusivas em Exchanges

Mensagem por itxtoledo » 19 Dez 2017 14:49

por isso prefiro p2p

otaviobonder
Site Admin
Site Admin

Re: Taxas Abusivas em Exchanges

Mensagem por otaviobonder » 19 Dez 2017 16:25

Questões de escalabilidade não são simples de resolver. Não esqueçam que estamos falando de moedas descentralizadas, e não centralizadas como agem os bancos.

É um desafio manter uma ledger de todas transações com segurança em milhares de computadores distribuidos no mundo todo.

Algumas soluções estão sendo desenvolvidas, como a Lightning Network. Mas para uma solução ser lançada ao público, deve ser testada exaustivamente, pois estamos falando de um mercado de bilhões de dólares.

Deem tempo ao tempo e tudo será resolvido.

Responder